Escola de Kung Fu Shaolin do Sul Tao Kwun Lun
Somos a Escola de Kung Fu Shaolin Tao Kwun Lun , e nos sentimos agraciados por sua presença em nossa família, não queremos troféus , por que teu interesse é nosso prêmio, não buscamos poder, por que não há maior poder do que lutar pelo nossos ideais , não procuramos conflitos, por que não há maior inimigos que nós mesmos, não tomaremos conquistas, por que a nossa maior conquista é você... base do templo , buscador do equilíbrio , discípulo da verdade."

Registre-se com sua conta Facebook e mantenha-se conectado.

Meditar: Perguntas e Respostas para Iniciantes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Meditar: Perguntas e Respostas para Iniciantes

Mensagem  Admin em Sex Fev 08, 2013 10:30 am

Meditar: Perguntas e Respostas para Iniciantes


Devido ao termo meditação ganhar popularidade nesses últimos tempos, muitos iniciados nesta prática possuem dúvidas a respeito desta prática. Desta forma, vou tentar responder a algumas perguntas mais frequentes sobre esta atividade:

O que é a Meditação?
Meditar nada mais é do que a prática de ficar parado e esvaziar a mente. Isso mesmo que você está pensando, meditar é não fazer nada.

Posso meditar na hora de dormir?
Não é bem assim que funciona. Meditar é o ato de ficar parado, afastar os pensamentos da mente mantendo o corpo e a mente em alerta. De fato especialistas no assunto afirmam que: “Durante a prática da meditação a mente encontrava-se mais alerta do que em estado normal cotidiano”

Quais os benefícios da Meditação?
Dentre os benefícios comprovados da prática contemplativa, estão: descanso físico, mental e emocional; aumento de concentração; redução da ansiedade; equilíbrio da respiração; melhora da frequência cardíaca e aumento na capacidade do sistema imunológico.
Estudos comprovam também que, através da prática da meditação, é possível suprimir dores e, dessa forma, reduzir utilização de drogas.

Onde surgiu essa prática?
Comumente, o ato de meditar é associado aos povos do oriente, porém dados históricos mostram que essa prática é tão antiga quanto à humanidade, dessa forma não sendo exclusiva de um povo ou região.

E como eu posso praticar a Meditação?
Vou citar alguns pontos chave que, se seguidos, podem ajudar no início da prática.

1 – Você precisa colocar na cabeça que será necessária disciplina e dedicação como em qualquer tipo de habilidade que deseje aperfeiçoar;

2 – Reserve, no início de suas práticas, 30 minutos do seu dia 3 vezes por semana.

3 – Procure um lugar calmo, limpo, confortável e onde ninguém possa te incomodar.

4 – Muito bem já temos tempo e local para a prática, recomendo que tome um banho quente para relaxar antes de começar, vista roupas folgadas, leves e de preferência com poucas cores.

5 – Posição, um grande problema no começo. Muitos iniciantes reclamam da posição de lótus, pois esta é um tanto incômoda para praticantes não habituados. Nesse caso então pode iniciar na posição conhecia como Savasana (A posição do cadáver).


A posição do cadáver nada mais é; do que deitar com as costas no chão, pernas estendidas, pés ligeiramente afastados, braços colocados confortavelmente próximos ao corpo com as palmas das mãos voltadas para cima. O praticante deve relaxar cada parte do corpo por vez começando pelos pés e finalizando na cabeça. Creio que o mais difícil dessa postura é não dormir.

Aos praticantes mais avançados, ou que não se adaptem a essa posição, é recomendada a postura do lótus, por ser mais simplificada, como eu gosto de chamar.

Sente em local confortável, com apoio para as costas, de forma que fique com a coluna ereta, e cruze as pernas como na postura de lótus.

6 – Caso ache conveniente, pode colocar alguma, música ou som ambiente que tenha efeito calmante. Pode também reproduzir verbalmente algum tipo de mantra como: “owun” ou qualquer outro do tipo.

7 - Agora o mais difícil, esvazie sua mente, não pense no passado (coisa que aconteceram) ou no futuro (expectativas, angustias, planos, etc), concentre-se no presente, na sua respiração, essa deve ter um ritmo profundo e compassado. Inspire pelo nariz e expire pela boca até que consiga manter o ritmo, depois passe a manter a respiração apenas nasalmente. Cada vez que sua mente ficar turva ou um turbilhão de pensamentos vier a invadi-la inspire mais profundamente pelas narinas e expire pela boca, procurando manter sempre quaisquer tipos de pensamentos afastados.

E os resultados?
Não se apegue a resultados, por vezes há pessoas que meditam por anos antes de conseguirem alcançar o que seria chamado de nirvana, um estado de total unificação com o universo, porém a cada prática você estará mais perto de se tornar uma pessoa melhor e terá cada vez mais experiência no assunto. Conforme for se acostumando com a prática, aumente o tempo de meditação.

Existem alguns casos (o meu, por exemplo), onde, após a primeira sessão de meditação, o praticante é tomado por uma raiva sem sentido. Isso ocorre, pois suas energias estão desordenadas. Nesse caso, pare a prática e vá fazer algo relaxante. Tente novamente em outro dia até que consiga ficar concentrado.

Sempre é aconselhável procurar alguém com mais experiência para auxiliar e tirar possíveis dúvidas.

Desejo a todos boas sessões de meditação.

Para mais informações:
http://gotadeorvalho.wordpress.com/meditacao/tecnicas-de-meditacao-budista/

http://pakshaolin.org/meditacao.htm

http://www.possibilidades.com.br/meditacao/o_que_eh.asp

http://pt.wikipedia.org/wiki/Medita%C3%A7%C3%A3o
__________________
Texto: Jin Huang Chong
Revisão: Gabriel Daros Lourenço

Admin
Admin

Mensagens : 6
Data de inscrição : 18/01/2013

Ver perfil do usuário http://taokwunlun.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum